13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock!

O Dia Mundial do Rock surgiu a partir de um show beneficiente contra  a fome na etiopia, no dia 13 de julho, Bob Geldof organizou o Live Aid, um show simultaneo entra Londres na Inglaterra e Philadelfia nos Estados Unidos tendo como objetivo o fim da fome na Etiopia, e contou com a presença de varios artitas do mundo do Rock e do Heavy Metal, são elas, The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric ClaptonBlack Sabbath. 

Foi transmitido pela BBC para diversos paises e abriu os olhos do mundo para a miseria no continente africano, 20 anos depois em 2005, Bob Geldof organizou o live 8, como uma nova edição com estrutura maior e show em mais paises, tendo como principal obejetivo de pressionar os lideres do G8 para perdoar a divida externa dos paises mais pobres e erradicar a miseria no mundo. Desde então o dia 13 de julho ficou conhecido como o Dia Mundial do Rock.

A historia do Rock'n and Roll e Heavy Metal tem mais de 50 anos, e todos estes anos de grande evolução, na minha opinião o mundo precisa que mais pessoas curtam este genero magnifico de uma historia mais magnifica.

Rock para sempre, sim, este não é mais somente um genero musical, mas sim um patrimonio da humanidade, o Rock ja acabou com guerras e ajudou a muitos em seus shows beneficientes, sempre idealista e rebelde, buscando sempre fazer do mundo um lugar melhor. O Rock, sempre existira, é algo imortal.

Arvore Genealogica do Rock e Metal

Bom, agora vou colocar o link da Veja Online, onde vem trazendo um aplicativo em flash contendo a historia do Rock desde suas raizes e com imagens, a historia esta divida em periodos, em bem legal, e tambem tem um quiz com 25 perguntas relacionadas ao Rock.



Agora vamos falar um pouco sobre a tribo urbana que cultua o verdadeiro Rock, são eles os Rockabilly.

O Rockabilly teve início nos rebeldes e nostálgicos anos 50. Esta subcultura surgiu nos Estados Unidos, tendo como seu representante principal Bill Haley. Ele inovou ao misturar jump blues e electric country, dois estilos musicais da época ( em 1954), no mesmo ano, entretanto, um cantor chamado Elvis Presley iniciou a verdadeira popularização do gênero com uma série de gravações lançadas pela Sun Records. Elvis Presley, obviamente, é a principal figura dessa subcultura. Foi ele quem popularizou a música e toda a cultura relacionada a ela. Transformou-se em um ícone, um ídolo revolucionário. Em meados dos anos 50, todos adolescentes queriam ser Elvis ou pelo menos ter um disco lançado pela mítica gravadora Sun Records. O valor do Rockabilly como forma de consolidação da rebeldia adolescente, aspecto latente no período pós-guerra,foi a primeira vez que o segmento adolescente encontrou uma forma verdadeira de se manifestar, mesmo que isto, à inicialmente, tenha sido condenado pela parte conservadora da sociedade. Até esse presente momento existiam dois segmentos distintos no meio social: os adultos e as crianças. Ou seja, o período de agitação e contestações, que caracteriza a fase adolescente, era abafado em nome da moral e dos bons costumes. Essa forma de contestação era personificada pelas figuras de James Dean e Marlon Brando,as inquietações destes ícones, na época jovens atores, foram viabilizadas por seus trabalhos no cinema em filmes como Juventude Transviada, Um Bonde Chamado Desejo e O Selvagem, todos indispensáveis para que o mundo acolhesse o Rockabilly como manifestação cultural.
 Rock'Roll, Carros e Brilhantina!


Long Live to Rock'n Roll!
Texto: Wikipedia / Tutribos Urbanas / Sulean (Metal is Life)

0 Dê sua opinião!:

Postar um comentário