27 de outubro de 2010

#10 Sobre Nada! Leitura

 
Parece que, para algumas pessoas, a leitura em excesso atrofia o cérebro. A criatura tem tanta, mas tanta informação de tanto livro, que quase chega ao ponto de não ter ideia própria. Você conversa querendo saber o que ela pensa e só escuta citações de livros dos 'grandes' escritores. Fica parecendo aqueles livrinhos de bolso, cheios de frases bonitas e óbvias. Não me interesso em saber sobre o que ela lê, mas sobre o que ela pensa. Sobre o que ela realmente pensa.

Mas, afinal, qual o conceito de leitura? Aquele monte de livros que me empurraram guela abaixo no ensino médio não serviram de nada. Quer dizer, fizeram com que eu passasse a detestar a literatura brasileira.

Ler é status social? O que 'ler' significa hoje? Ler para que, ou quem? Passar um dia nteiro numa biblioteca ou ter 1000 livros em casa é 'bonito'? Como que há 10 ou 15 anos nem se falava nisso, e agora falam direto? O que acontecia tempo atrás, e o que acontece hoje para ser dada importância quase vital a isso? Tem que ler, mas e questionar o que se lê?

Eu não leio e não gosto de ler. Pelo menos, não o que chamam de 'verdadeira literatura'. Ler, para mim, é uma atividade altamente entediante. Eu poderia estar pensando!

0 Dê sua opinião!:

Postar um comentário