10 de outubro de 2010

Os discos essenciais do Power Metal



Ahhh, o Power Metal, o quê que isso nos lembra? Músicas épicas de 130750752 minutos e com guitarristas incrívelmente rápidos, ah, não vamos esquecer dos elfos, trolls, orcs, dragões, fadas, [insira o nome de uma criatura mágica de Tolkien aqui] e outras coisas. Como eu sei que você quer se aprofundar no estilo, aqui vai uma listinha com os melhores álbuns do Power Metal.


Nighfall in Middle-Earth
Nightfall in Middle-Earth (Blind Guardian): Sem dúvidas, um dos maiores clássicos não só da banda, mas de todo o Power Metal, disco baseado no livro "O Silmarillion" do escritor J. R. R. Tolkien, um álbum grande, com 22 faixas, mas o diferencial é que nem todas as faixas são músicas! Algumas faixas são diálogos dos personagens do livro tipo quando o Cid Moreira narrava a bíblia. Pra quem quer só ouvir música, ouça o Nightfall in Middle-Earth, pra quem quer ouvir uma obra de arte, também ouça o Nightfall in Middle-Earth. Pra quem quiser ler um pouco sobre o álbum, clique aqui.
Os crássicos: Time Stand Still (at the iron hill), Mirror Mirror (um hino), Into the Storm e Nightfall.

Symphony of Enchanted Lands
Symphony of Enchanted Lands (Rhapsody of Fire): Quem que gosta de Power Metal nunca ouviu Rhapsody of Fire? Mesmo que não goste, mas não se pode negar que o refrão de Emerald Sword é simplesmente incrível. Rhapsody (que mais tarde se tornaria Rhapsody of Fire) é uma banda especialista em juntar Metal com Música Erudita. Com músicas épicas e gigantes, Symphony of Enchanted Lands é um disco essencial para se entender o Power Metal. Vale lembrar que o álbum teve uma continuação em 2004, chamado de Symphony of Enchanted Lands II - The Dark Secret.
Os crássicos: Emerald Sword (hino), Eternal Glory e a épica Symphony of Enchanted Lands.

Dreamspace
Dreamspace (Stratovarius): Power Metal com um toque (ou melhor, um empurrão) de Rock Progressivo. Falar desse álbum é meio que nostálgico pra mim, afinal, foi o primeiro cd de metal que eu comprei lá em meados de 2007 (o álbum é de 1994), naquela época eu conhecia apenas os falsetes de Timo Kotipelto, preciso falar que fiquei deveras frustrado quando ouvi a voz do Tolkki? Porém, depois de ouvir 300 vezes, passei a gostar mais da fase Tolkki nos vocais/guitarra do que da fase Kotipelto com Tolkki na guitarra, lógicamente fiquei chateado quando soube que o Tolkki tinha saído do Stratovarius, tanto que nem escutei o "Polaris". Músicas curtas em comparação aos dois álbuns de cima, mas verdadeiros clássicos do Stratovarius.
Os crássicos: Eyes of the World, 4th Reich, Shattered e Chasing Shadows

Keeper of the Seven Keys I
Keeper of the Seven Keys I (Helloween): Um álbum lendário, sem dúvidas, com os inesquecíveis falsetes de Michael Kiske e a criatividade de Kai Hansen e Michael Weikath, Keeper of the Seven Keys I (e o II também) é o álbum que modelou o que mais tarde se tornaria o Power Metal.
Os crássicos: A épica Halloween, I`m Alive e Future World

Land of Free

Land of the Free (Gamma Ray): Lembra do ser de nome Kai Hansen mencionado anteriormente? Pois é, se emputeceu com o Helloween e foi criar o Gamma Ray. Kai novamente criou um excelente álbum do início ao fim, agradando até os fãs do Helloween, com a música "Time to Break Free" com participação especial de Michael Kiske. Kai Hansen mostra até hoje que é um dos gênios do Power Metal, criando álbuns excelentes, por muitos, considerado o pai do Power Metal.
Os crássicos: O hino Land of the Free, Farewell e Time to Break Free.

E aí, faltou algum álbum, alguma banda? Lógico que faltou Fala ae, só lembrando que esta lista não está na ordem de importância, afinal, onde já se viu o Dreamspace ser mais importante que o Keeper of the seven keys?

Fonte: Kapo com Rufles.

1 Dê sua opinião!:

Unknown disse...

Aumenta o post, coloca Angels Cry, Rebirth ou Temple of Shadows do Angra; Karma ou Epica do Kamelot; The Metal Opera do Avantasia...

Postar um comentário