14 de julho de 2010

Headbangers uma tribo global.



 O que é Globalização e Aldeia Global?

Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Onde a música pesada entra nisso tudo? Em varios paises do mundo hoje em dia existem bandas de Metal, inclusive de lugares de onde você acha que nem existe, ainda mais com a criação da internet, hoje em dia se pode baixar albuns completos em alguns minutos, isso é um fator que contribiu para tornar o Metal algo globalizado, alguns lugares não se tem lojas especializadas em venda de albuns de Metal, em alguns paises os Headbangers ou Metalheads, são tratados de forma preconceituosa, vou dar exemplos de alguns paises onde é muito dificil se encontrar albuns de Metal e ate alguns paises onde não existem albuns de Metal, mas existem muitos Headbangers.

A primeira banda de Heavy Metal brasileira foi a banda Stress de origem Amazonica, de Belem do Pára. No Brasil tudo começou na epoca da ditadura militar, as bandas brasileiras tinham dificuldades de conseguir equipamentos bons, por nao entrar produtos de outros paises em nosso pais.

O Metal no Brasil veio junto com a democracia, dai foi criado o Rock'n Rio, o festival reuniu 10 milhões de pessoas em 10 dias, esta foi a primeira vez que as pessoas souberam o que era Metalhead e que eram tantos, a banda Iron Maiden chegou de helicoptero no Rock'n Rio, e se impressionaram, porque havi um grande vapor de suor e calor humano subindo, esta era a trilha sonora pra um pais novo e livre, todos se sentiam importantes, por fazerem parte que era maior que nos.

A maior prova que o Metal é muito forte em nosso país e a Galeria do Rock, na qual é um shopping dedicado exclusivamente a música pesada.

O Sepultura é uma das bandas brasileiras mais reconheciadas na cena mundial da música pesada, ja foi considerada uma das melhores bandas de metal do mundo, a banda teve um começo extremamente dificil, não sabiam tocar, não tinham apoio e dinheiro, mas conseguiram chegar la, tocaram no maior estadio de futebol do brasil no Rock'n Rio 2, Sepultura criou sua propria identidade, misturando a cultura do Brasil com música pesada.

Mais informações: Brasil Heavy Metal

O Metal atravessou o mundo e chegou ao Japão, conhecidos por sua obssesão e organização, como é imaginar um país assim com música pesada?

O Japão é famoso pela forma de interagir em seus shows, em um show do Slayer a plateia correu para a frente do palco, mas o produtor ficou uma fera com isso, e os seguranças mandaram todos voltarem para seus lugares, imaginem assistir um show sentado e aplaudindo?!

Como o Metal chegou ao Japão, a primeira banda a se apresentar no Japão foi o Deep Purple, os japoneses achavam que eles tocavam de forma organizada, mas no meio do show viram outra coisa, improvisação e euforia, nesta noite no Budokkan o Deep Purple se tornava uma lenda no Japão. Ele e mais ouvido por pessoas na faixa etaria de 50 anos de idade por ai, ex membros de bandas da faculdade se reunem para tocar juntos "Highway Star", mais quem sofre é o vocalista porque o tom é muito alto.

Anos depois o Kiss foi ao Japão, e foram ouvacionados ao chegarem no Aeroporto, o que mais chocou os Japoneses nos shows do Kiss foi a pirotecnia, a maquiagem no rosto teve aceitação imediata porque as pessoas estavam acostumadas a ver aquele tipo de maquiagem, por causa do tetro Kabukki, onde os atores pintam o rosto como a banda Kiss.

A principal banda japonesa é o X Japan, que traz uma caracteristica classica do Metal Japones (J-Metal) que é o Visual K, imagine uma mistura de Glam com Gothic Metal, com cabelos extravagantes e maquiagem, eles são bons musicalmente falando, o sucesso do X Japan foi tão grande que eles venderam 20 milhões de copias no seu primeiro album, eles eram considerados a ovelha negra na insdustria da música japonesa.

Apesar de tudo os metalheads japoneses que gostam das bandas estrangeiras não aprovam as bandas japonesas e o visual k.

Existe Metal na India, mas a India o que tem destaque total é o Bollywood clique na palavra Bollywood pra ver o video de Bollywood. Você vai cagar de rir.

Como todos sabem a cultura da India é uma das mais antigas e em termos um pouco diferente de tudo que você ja viu ou vai ver na vida. Os Headbangers Indianos tem uma visão de Metal interessante o Metal é usado como forma de não fazer o que a sociedade te manda fazer é uma forma de se sentir livre, na India os filhos vivem com seus pais ate ficar mais velho, os pais são como "Deuses" os filhos devem obedece - los como se o que eles dizem fosse lei. É um pais extremamente religioso, mas os Metalheads Indianos acreditam que escutar Metal não atrapalha em nada em sua religiosidade.

O Metal na China, existe uma loja de Metal na china ela fica localizada no meio do centro de Beijing, la o tipo de música é muito restrito mesmo o pais abrindo suas portas para o ocidente.

O Metal ficou conhecido atraves da banda Tang Dynasty, ele chegou no pais com os filhos de diplomatas, estudantes e multinacionais que traziam albuns de Metal isso no ano de 1994.

Os Metalheads tem a mesma visão tanto na China quanto na India, Metal para eles é uma forma de expressar sua liberdade, na China isto resolveu alguns problemas sociais pois os jovens extravasam a raiva, antigamente quando uma pessoa se estranhasse com outra eles iam para  porta de onde estavam e brigavam.

Em Israel, sim você leu certo, existe Metal em Israel, um pais onde as religiões e divergencias culturais causam guerras, onde uma pessoa pode explodir do seu lado somente porque te odeia.

Existem varias bandas em Israel, Salem, Orphaned Land (foto) e entre outras. Salem foi vetada de tocar uma musica identificada como Holocausto (a morte de milhoes de judeus na 2º Guerra Mundial). A música é a do Slayer "Angel of Death do album Raining Blood.

Os fãs de Metal lá são tratados com preconceito, e claramente vemos que tambem o Metal é um meio de aliviar a pressão da cultura exercida em suas vidas. Angel of Death é tratada por alguns como algo ofensivo, mas para outros ela é contra o Holocausto, por mostrar os horrores.

A banda Salem lançou uma demo na qual o titulo da faixa falava sobre o Holocausto, entao Vars o principal representante da cena Black Metal e conhecido por suas ideias nazistas e facistas, mandou - lhes uma carta dizendo: "O titulo foi bom, mas a letra é um lixo.". A banda respondeu, agressivamente, semanas depois, a policia vai ate a casa do vocalista da banda Salem e pergunta: "Quem te odeia na Noruega?". Havia uma bomba na correspondencia.

Existe metal tambem no Irã e ate me Dubai, e em outros lugares do mundo. Mas porque as pessoas ouvem metal em paises tão diferentes e de culturas tão diferentes? O motivo e que todos nos ouvimos Metal porque Metal representa a liberdade, é uma música forte, de pessoas que sabem o que querem é uma forma de mostrar a sociedade em que vivem que não estão dispostos a seguir as regras, mais do que tudo isso... E que para um fã de Metal ele se torna uma identidade, como seria se você não escutasse musica pesada? Isso nos torna algo grande maior que nós, é uma Tribo Global.

Texto: Sulean
Fonte: Baseado no documentario de Sam Dunn.

0 Dê sua opinião!:

Postar um comentário